Autor ajuda a buscar a sabedoria para o ano novo.
“[Deus] reserva para os justos a verdadeira sabedoria, como um escudo para os que caminham em integridade” Provérbios 2.7-8 A21.
POR WARREN BALDWIN ─ O capítulo 2 de Provérbios tem três partes:
- O escritor, conhecido como “o Sábio”, encoraja os jovens a buscar sabedoria e um relacionamento com Deus.
- Ele encoraja o desenvolvimento da sensibilidade moral, ou a consciência.
- Ele encoraja escolhas sábias em nossa seleção de amigos, com a promessa de que com escolhas sábias evitaremos o mal e seremos recompensados por Deus.
O problema é: quantos de nós fazemos consistentemente todas essas coisas boas? Alcançar a Sabedoria é uma busca ao longo da vida. Envolve trabalho duro e esforço consistente. Significa que temos que pensar, fazer perguntas difíceis, estudar e estar sempre abertos para aprender. Às vezes é exaustiva, e quando falhamos pode ser muito frustrante. E, ao longo do caminho, muitas vezes tropeçamos e caímos. A verdade é que às vezes escolhemos os amigos errados, fazemos escolhas ruins e nos metemos em problemas.
Se não tomarmos cuidado, poderemos perder a esperança de viver a vida justa que Deus quer que tenhamos. A vida justa não significa uma vida perfeita, mas sim uma vida que toma a direção que Deus quer que ela vá, sendo moldada e formada pelo Espírito e verdade de Deus. Ser justo significa que tentamos viver como Deus quer que vivamos, sendo moldados pela Bíblia e fazendo escolhas éticas.
Por exemplo, se tivermos a oportunidade de ganhar muito dinheiro rápido, mas ilegalmente, escolheremos não fazê-lo. Ganhar dinheiro ilegal ou imoralmente é contra Deus, então a pessoa justa não o fará.
Um jovem foi preso por traficar drogas ilegais. No momento de sua prisão, ele tinha vários milhares de dólares escondidos. Após sua libertação da custódia e uma temporada na reabilitação, ele voltaria ao seu esconderijo e pegaria para si mesmo. Mas, enquanto estava sob custódia, ele começou a perceber que o dinheiro que havia escondido era ilegal e imoral. Ele fez esse dinheiro vendendo drogas para crianças. Sua consciência começou a se desenvolver a ponto de ele não sentir que era a coisa certa, a coisa cristã, aproveitar o dinheiro que ele havia obtido imoralmente. Ele decidiu abrir mão do dinheiro, junto com os amigos e o estilo de vida de seus dias de uso e venda de drogas. Essa foi uma decisão justa.
Tomar decisões justas não é fácil. Mas há boas notícias para aqueles que tentam viver retamente: nunca estamos totalmente sozinhos. Mesmo se estivermos separados de amigos ou colegas de classe porque temos interesses diferentes dos deles, nunca estamos verdadeiramente sozinhos. Deus reserva a vitória para os retos, ele é um escudo para aqueles cuja caminhada é irrepreensível. Temos Deus como nosso escudo para nos ajudar e proteger quando estamos tentando viver retamente.
Nos tempos antigos, os guerreiros carregavam um escudo para a batalha. Defensivamente, um escudo protegia um soldado de flechas ou espadas. Ele podia se esconder atrás de seu escudo e proteger seu corpo de ser atingido. Ofensivamente, um soldado poderia usá-lo para empurrar uma linha inimiga ou até mesmo atacar um soldado inimigo. Era uma parte indispensável do equipamento de um soldado.
Esta peça de equipamento militar é usada como uma metáfora para o tipo de proteção que Deus nos oferece. Deus nos protegerá contra ataques de inimigos e irá à nossa frente para atacar a tentação que espera para nos engolir.
Curiosamente, a palavra usada para escudo na verdade significa recurso, definido como “um poder interior que ajuda alguém a escapar de uma situação difícil” (Fox, 1:114). Deus é nosso recurso para nos proteger e nos guiar enquanto buscamos viver em retidão. Ele guarda o curso dos justos e protege o caminho de seus fiéis.
Como Deus é um escudo ou recurso para nós contra companheiros malignos ou tentação de pecar?
- Primeiro, lembre-se da promessa de Deus de que ele nunca permitirá que sejamos tentados acima do que podemos suportar, 1Co 10.13.
- Segundo, o conselho sábio de pais e amigos espirituais é um aliado valioso para encontrar a força para fazer o que é certo, Pv 27.9-20.
- Terceiro, ter a Palavra de Deus em nossos corações e confiar nela acima de nossas próprias opiniões é um dos maiores recursos que Deus nos dá para nos proteger no caminho da retidão, Pv 3.15.
Que esses pensamentos nos encorajem ao começarmos um novo ano!
O irmão Warren trabalha com uma congregação no estado americano de Kansas.