Meia palavra não basta mais

Hoje, temos que falar com todas as letras. Assim disse um pregador do Século 20.

Você tem que falar de forma clara a esta geração. Antigamente, meia palavra bastava, mas hoje não. Você tem que falar com todas as letras o que você quer dizer. ─Marshall Keeble, pregador do evangelho, 1878-1968.

O irmão Keeble falou isso nos meados do Século 20. (Ele faleceu em 1968.) Por causa das suas pregações diretas e pitorescas, ele foi responsável por dezenas de milhares de conversões na América do Norte e na África.

Pode dizer que a observação do irmão Keeble se aplica mais ainda em pleno Século 21?

Aliás, houve época em que as pessoas não precisavam de explicações detalhadas da Boa Nova de Cristo? Jesus e seus apóstolos não mediam palavras.

Jesus tinha uma “linguagem clara” para seus ouvintes, João 8.43. Pedro ousou “falar claramente” no primeiro sermão, Atos 2.29.

Várias vezes o apóstolo Paulo observou sua maneira de anunciar Jesus. Ele disse aos coríntios que tinha feito “a clara exposição da verdade” 2 Coríntios 4.2. Ele ainda instruiu os coríntios:

Se não proferirem palavras compreensíveis com a língua, como alguém saberá o que está sendo dito? Vocês estarão simplesmente falando ao ar. 1 Coríntios 14.9.

Aos irmãos na Galácia, ele lembrou: “Jesus Cristo não lhes foi explicado tão claramente como se tivessem visto com os próprios olhos a morte dele na cruz?” Gálatas 3.1 NVT. Pediu oração dos colossenses: “Orem para que eu proclame essa mensagem com a devida clareza” Colossenses 4.4 NVT. Ele escreve para Timóteo que “o Espírito diz claramente” sobre os últimos tempos, 1 Timóteo 4.1.

Mesmo tendo escrito “em poucas palavras”, Paulo ficou muito claro naquilo que queria elucidar: “Ao lerem isso vocês poderão entender a minha compreensão do mistério de Cristo” Efésio 3.3-4.

Quem procura suavizar a necessidade do homem, a seriedade do pecado e a exclusividade da verdade, pensa que o evangelizador fiel é radical e duro. Jesus foi acusado de falar “palavras duras” João 6.60. Alguns diziam sobre Paulo: “As cartas dele são duras e fortes” 2 Coríntios 10.10.

Por suas palavras claras da Boa Nova, os evangelizadores foram aprisionados, caluniados, açoitados, expulsos de cidades e mortos. O irmão Keeble sofreu atentados de morte e ataques físicos. Mas hoje em dia nossa mensagem tende a ser tão suave e inofensiva que não surte reação da parte de ninguém. Afinal, não queremos ofender ninguém.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One thought on “Meia palavra não basta mais

  1. Perfeito.

    Temos que refletir a coragem de Jesus.

    Ele enfrentou o inimigo e seus enganos com clareza.

    Obrigada

Comments are closed.