Todos os meus anseios

Senhor, diante de ti estão todos os meus anseios; o meu suspiro não te é oculto. Salmo 38.9 NVI.

O Senhor sabe o que passa no nosso coração. Ele observa nossos sentimentos, pensamentos, ansiedades. Ele se importa conosco. Nos sofrimentos e tropeços da vida, o Senhor Deus se importa com seu povo e logo vem para socorrer, v. 22.

O Salmo foi escrito por Davi em momento de dor, uma aflição por causa de pecado não especificado. É classificado como um salmo de penitência, como o Salmo 51. As três partes do salmo começam com um apelo ao Senhor e marcam as divisões: (1) os sofrimentos causados pelo pecado, vv. 1-8; (2) a separação causada pelo pecado, vv. 9-14; e (3) um apelo por livramento, vv. 15-22 (Smith 1994, 271).

Davi pode fazer esta oração ao Senhor porque ele tem certeza, mesmo no meio da aflição, do seu amor e misericórdia. O salmo representa movimento de Davi a partir da sua decisão de confessar o pecado, v. 18. Ele sabe que a confissão é necessária antes de poder pedir a ajuda de Iavé.

O termo anseios é literalmente “desejo”. “O salmista anseia por um relacionamento restaurado com Deus, mas ele se sente distante. Encontra-se perdido e sozinho, ao sumirem seus amigos” (NLTSB).

No final das contas, depende do que realmente queremos. Insistiremos na Presença de Deus, independente das decepções, dificuldades e disciplinas divinas? Que ao longo do caminho possamos deixar cair por terra os desejos menores para encontrar nossa satisfação e alegria somente em Deus.

Deus eterno, o Senhor entende o nosso desejo por ti. Vem fazê-lo vencer todos os outros. Em Jesus que é tudo, Amém.

··· Assine o site gratuitamente: