Resumo da carta de 1 Coríntios

Qual o conteúdo desta carta do apóstolo Paulo?

POR JAY SMITH ─ O livro de 1 Coríntios é uma epístola paulina (carta de Paulo). O apóstolo Paulo a escreveu por volta de 56 d.C. As principais personalidades deste livro são o apóstolo Paulo, Timóteo e também a casa de Cloe. O propósito de Paulo ao escrever esta carta à congregação em Corinto era abordar e corrigir a imoralidade e as divisões que surgiram entre eles.

Nos capítulos 1-4, Paulo recebeu relatos de problemas na congregação em Corinto e, portanto, aborda seus problemas e desordens: “há divisões entre vocês” 1.11. Paulo pede aos irmãos: “considerem a vocação de vocês” 1.26-30 NAA. Ele então declara três vezes que Deus os “escolheu” e “por iniciativa dele vocês estão em Cristo Jesus”. É alegre e aliviante para os fiéis esta verdade que Deus está no controle e é o diretor de nossas vidas.

Nos capítulos 5-11, Paulo expõe toda a imoralidade que estava ocorrendo na congregação em Corinto. Isso inclui imoralidade sexual, questões de casamento e processos judiciais com outros discípulos.

Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. 6.9-10.

Paulo alerta os discípulos a terem cuidado com a maneira como vivem: “Porque Deus comprou vocês por preço elevado” v. 20.

Nos capítulos 12-14, ele esclarece algumas das confusões sobre práticas de adoração. Ele corrige doutrinas difíceis que causaram divisões. Algumas dessas diferenças eram o papel das mulheres na adoração, o uso de dons espirituais e a observância da Ceia do Senhor. “Porque Deus não é Deus de desordem, mas de paz” 14.33.

No capítulo 15 Paulo lida com o tópico da ressurreição de Jesus Cristo. Este é o tópico que é “da mais alta importância” para Paulo, v. 3 NTLH. É aqui que encontramos a informação mais importante sobre o planeta Terra, o Evangelho de Jesus Cristo nos versículos 1-4ss.

Irmãos, quero lembrar-lhes o evangelho que lhes preguei, o qual vocês receberam e no qual estão firmes. Por meio deste evangelho vocês são salvos, desde que se apeguem firmemente à palavra que lhes preguei; caso contrário, vocês têm crido em vão. Pois o que primeiramente lhes transmiti foi o que recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, (…) 15.1-4.

No capítulo 16 Paulo deu instruções sobre como devia ser feita a coleta, vv. 1-4, novamente, instruções estas que tinha dado em todas as congregações. Ele informa sobre seus planos e os dos seus companheiros, vv. 5-12. Termina a carta com uma série de imperativos curtos e saudações, vv. 13-24. ¶

Estamos traduzindo a obra do sr. Smith (com acréscimos nossos marcados por “¶”, e do irmão A.L. Parr), com a permissão dele. Sairá com o título: A BÍBLIA RESUMIDA. Assine o site abaixo para receber notícias do seu lançamento. Imagem: hotpot.ai.

··· Assine o site gratuitamente:


 

One Comment

Comment 2024-09-18 Reply

Irmão, o que vc entende que seja “*O perfeito”* do capítulo 13 ???

Deixe uma resposta