Torne-se cristão

Processo simples e desafiador.

Uma palavra que significa tudo não significa nada. O nome de cristão tem sido aplicado até em ateus. Virou um termo hifenizado: cristão-católico, cristão-batista, etc. A deturpação do nome deve nos preocupar, porque precisamos saber como Deus usa o nome, pois sobre este nome ele colocou sua bênção.

Ser cristão significa fazer parte de Cristo, ser unido a ele, ser nascido na família de Deus, ser alvo da ação divina para criar em nós o que não podíamos fazer sozinhos. Depende da nossa receptividade, da nossa decisão, da nossa cooperação, mas Deus efetua em nós o que impossível para seres humanos: mudança. A nossa mudança de um estado (o das trevas) para outro (o da luz), de um destino (perdição) para outro (salvação).

Ser cristão significa viver por Cristo, ao invés de apenas usar um nome. É possível ter o nome sem possuir a realidade. Cristo disse à igreja em Sardes: “Conheço as suas obras; você tem fama [literalmente, “nome”] de estar vivo, mas está morto” Apocalipse 3.1 NVI. E como a frase de Cristo indica, ele sabe quando temos apenas o nome sem a correspondente realidade. Situação perigosa, esta!

Ser cristão significa ter correspondido à mensagem verdadeira de Cristo. É preciso ouvir, crer, acolher, abraçar esta mensagem. Parte deste processo é crer em Jesus, decidir mudar de vida para ser como ele, assumir publicamente e declarar que agora em diante Cristo é Senhor e Salvador, entrar em baixo da água para que o sangue de Cristo o purifique de todo pecado.

Ser cristão significa a morte para o mundo. Esta morte é o corte de relações com as ambições e objetivos dos pagãos. Como diz o comercial, é matar bem mortos os desejos e as paixões carnais, para que o Espírito de Deus tenha campo aberto para trabalhar em nós.

Ser cristão significa colocar-se à disposição de Deus, fazer a vontade dele, cumprir o papel que ele nos deu, atuar no projeto dele de salvar o mundo da perdição eterna. Significa fazer minhas as palavras: “Eis-me aqui, Senhor”.

Ser cristão significa diminuir-se para que Cristo cresça, humilhar-se para que ele nos exalte, buscar os interesses dos outros acima dos próprios, demonstrar o amor sacrificial, perdendo a vida para encontrá-la depois na eternidade.

Ser cristão significa fazer a jornada, tomar a cada dia passos em direção a Jesus, aproveitar a caminhada, sem perder de vista o destino. Pois neste destino é o trono de Deus, a vitória de Cristo, a alegria do Espírito Santo, a plena comunhão com os cristãos de todas as épocas. Ser cristão valerá a pena, naquele dia.

Torne-se cristão, comece hoje, continue sempre.

Este artigo foi publicado na revista EDIFICAÇÃO, no. 9 (nova série), fevereiro de 2012. Imagem: hotpot.ai.

··· Assine o site gratuitamente:


 

Deixe uma resposta