E ele morreu por todos para que aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 2Co 5.15 NVI.
Conexão
Muita gente reclama que a palavra “amor” tem tantos sentidos que tornou-se quase inútil como termo. Pode dizer a mesma coisa sobre a palavra “vida”. As pessoas pensam em mil coisas quando ouvem ou usam o termo.
O NT gosta do termo “vida”. Utiliza muitos adjetivos e frases para descrever a vida aceitável a Deus e a inaceitável. Descreve também a vida que Deus oferece. Hoje veremos uma dessas frases.
O NT oferece muitas maneiras de descrever a vida do seguidor de Cristo. Uma dessas é “viver para Cristo”.
Contexto
O apóstolo Paulo escreveu várias cartas para os cristãos na cidade de Corinto. A carta que chamamos de 2 Coríntios foi, na verdade, a terceira ou quarta. Nela, o apóstolo defende a natureza da sua função. Fala sobre o tema da sua pregação, a reconciliação.
A morte de Jesus muda tudo, inclusive dando-nos uma nova orientação de vida: viver para Cristo.
Texto
O que significa viver para Cristo?
(1) Significa propósito de vida: viver para agradá-lo em todas as coisas, glorificá-lo pelos nossos atos e palavras, viver na expectativa do seu retorno e da vida com ele na eternidade.
Paulo escreveu: “Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida, quer pela morte; porque para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” Fp 1.20-21.
(2) Significa dedicação a ele: viver pela causa dele que vira a nossa; viver assumindo em todo lugar o trabalho dele, de salvar as almas eternamente.
Ao terminar seu ensino sobre a ressurreição, Paulo escreveu: “Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil” 1Co 15.58. E Provérbios 3.18 afirma: “A sabedoria é a árvore da vida para quem se dedica a ela; feliz é quem se agarra a ela” VFL.
(3) Significa submissão à vontade dele: viver para fazer o que ordena nosso Senhor e Mestre, e não fazer a nossa vontade e nem a de ninguém; não viver mais na rebeldia nem na mentira do diabo.
Pedro escreveu para o discípulo: “no tempo que lhe resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus” 1Pe 4.2.
(4) Significa exclusividade na dependência dele: viver confiando na sua morte; conhecendo a fundo a sua palavra e os seus mandamentos; falando apenas as palavras dele; agindo somente conforme a orientação dele. Paulo disse: “Cristo é tudo” Cl 3.11.
(5) Significa edificação do Corpo dele: viver para tornar outras pessoas em discípulos dele, para todos entrarem em Cristo e assumirem o mesmo compromisso de viver para Cristo; “ensinando-os a obedecer a tudo o que” Jesus nos ordenou, Mt 28.20.
(6) Significa imitação dele: viver para reproduzir na minha vida a santidade, a pureza, o amor, a clareza, a alegria que ele tinha como homem na terra; viver carregando diariamente a nossa cruz. Todo cristão “deve andar como ele andou” 1Jo 2.6.
(7) Significa viver pelo sacrifício dele: viver sabendo que não temos nada a oferecer em termos de mérito, viver na gratidão pela morte dele, viver com a mesma generosidade e desprendimento dele.
Paulo escreveu para congregações que estavam deixando de lado o mérito da cruz: “Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim” Gl 2.20.
Aplicação
Saibamos o preço de viver para Cristo, e também a grande recompensa que será dada aos que vivem para ele.
Tomemos a decisão de viver para Cristo. Quem deixa de decidir, pensando em fazer outro dia, já tomou a decisão.
Alegremo-nos pela oportunidade de viver para Cristo.
Apelo
Você já decidiu viver para Cristo? Se não, pode decidir hoje, obedecer ao seu evangelho e começar esta vida já.
Se você já decidiu viver para Cristo, viva esta vida plenamente, integralmente, de forma mais séria.
One Comment
Você pode até viver sem jesus, mais morre sem será horrível