Com amor e fidelidade, ele cumpriu
a sua promessa ao povo de Israel.
Até nos lugares mais distantes do mundo
todos viram a vitória do nosso Deus.
Salmo 98.3 NTLH.
Os Salmos têm interesse especial no conhecimento de Deus por parte de todas as nações. Por esse interesse, antecipam, de certa forma, a missão da igreja de proclamar aos quatro cantos do mundo os grandes atos de Deus para a salvação a humanidade, Mt 28.18-20; 1Pe 2.9.
Sobre a revelação do Deus único nos Salmos, o comentarista B. Utley escreveu: “A implicação do monoteísmo é que há apenas um único Deus verdadeiro que criou todos os seres humanos à sua imagem para a comunhão com ele”.
A aliança de Deus com Israel forneceu base para todos entenderem como se relacionar com o Senhor, bem como plataforma para tornar conhecido o plano divino. Deus cumpriu suas promessas feitas a Israel, mas o povo deixou de cumprir sua parte como “luz para as nações” Is 42.6. A experiência fracassada de Israel é instrutiva para a igreja, que recebeu semelhante missão.
Utley observa como o “elemento universal” permeia o salmo. Há oito termos e frases nos nove versos do Salmo 98 que ressaltam este elemento.
Ao mesmo tempo, a ênfase aqui está no amor e na fidelidade do Senhor. Como E. Zerr comentou sobre o texto: “Esse tratamento dado ao seu povo era tão evidente que os povos da Terra foram levados a reconhecê-lo e a aceitá-lo”.
O grande final do salmo é o justo juízo de Deus. O que não se encontrou entre os homens é o que Deus trará. Este será a sua vitória. Que todos a vejam e por ela sejam redimidos.