O homem de Deus desobediente

A mensagem de Deus se cumprirá.

É triste a história do jovem homem de Deus enviado para Israel para denunciar a idolatria de Jeroboão, em 1 Reis 13. Nosso irmão Neal Pollard observou algumas lições desse episódio:

#1. Sempre tome a Palavra de Deus acima da palavra do homem.

Ao homem de Judá Deus disse diretamente qual a sua missão e responsabilidade. Sem mais revelações dele, o homem de Deus não deveria acreditar na palavra de ninguém sobre o que ele já sabia. Não importa quão persuasiva ou razoável pareça a palavra do homem, rejeite-a se ela contradizer a de Deus.

É fácil reivindicar orientação divina. Quantas vezes as pessoas tentam mudar a Palavra de Deus dizendo que Deus as conduziu a uma nova verdade? Às vezes, a liderança da igreja mudou o rumo e as posições sobre questões bíblicas relativas à adoração, salvação, papéis de gênero, etc., alegando que o Espírito está agindo entre eles para conduzi-los às mudanças.

Alguns afirmam ouvir a voz de Deus, revelando novas verdades. Sob a lei de Moisés, havia esta advertência:

“Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele” Deuteronômio 18.22.

Sob Cristo, existe este princípio:

“Admiro-me de que vocês estejam abandonando tão rapidamente aquele que os chamou pela graça de Cristo, para seguirem outro evangelho que, na realidade, não é o evangelho. O que ocorre é que algumas pessoas os estão perturbando, querendo perverter o evangelho de Cristo. Mas ainda que nós ou um anjo dos céus pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado!” Gálatas 1.6-8.

O ponto principal é que qualquer afirmação que esteja em desacordo com a Palavra revelada de Deus, na Bíblia, deve ser sempre rejeitada, não importa o que aconteça.

#2. A obediência é algo sério para Deus.

Não pode haver dúvida disso a partir deste relato. Deus diz o que ele quer dizer, e quer dizer o que ele diz. Violamos sua Palavra por nossa própria conta e risco. O homem de Deus que desobedeceu aprendeu isso de maneira drástica.

#3. A desobediência do homem de Deus não anulou a Palavra de Deus ou o seu propósito.

O velho profeta entendeu isso depois da morte do homem de Deus, pois disse: “Pois a mensagem que declarou por ordem do Senhor contra o altar de Betel e contra todos os altares idólatras das cidades de Samaria certamente se cumprirá” 1 Rs 13.32.

Jeroboão persistiu no mal e na desobediência, e isso poria fim à sua dinastia e estabeleceria um legado do qual Israel nunca se recuperaria. O que o homem de Deus predisse de fato aconteceu, 1 Reis 14.10; 15.29-30; 2 Reis 17.21.

Tanto a morte do homem de Deus como o seu julgamento contra Jeroboão provam uma verdade imutável, que “o testemunho do Senhor é fiel” Salmo 19.7; 2 Pedro 1.21.


O Projeto Alcance publicou um livro de quatro trabalhos a respeito desta história: Fé na mentira. Peça o livro já.

··· Assine o site gratuitamente: