O que fazer se você obedeceu ao evangelho mas não há congregação perto de você? No nosso novo curso sobre a igreja na Bíblia, dou sete conselhos. Já vimos três:
Agora o quarto conselho:
#4. COMECE. Às vezes, há tendência de esperar até que todas as circunstâncias sejam ideais para começar. Fica protelando querendo melhores condições. Este ponto não é argumento a favor do despreparo, mas sim recomenda a prontidão em fazer o que é preciso. O medo de errar garante que errará pela falta de fazer.
De maneira pitoresca, o autor de Eclesiastes retratou a tendência de esperar até mais tarde para começar o trabalho:
“Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá” Eclesiastes 11.4.
Nesse momento é preciso tomar cuidado. O irmão Valdir José da Silva, em Guarulhos SP, oferece este alerta sobre gente antiga que não irá realmente fazer contribuição a um novo trabalho:
“Evite chamar os velhos na igreja, aqueles acostumados a reduzir a vida cristã estar presente nos domingos, que trazem maus costumes à irmandade. Prefira pessoas novas na fé, que estão ainda no primeiro amor, animadas em fazer novos discípulos. Claro que haverá necessidade de ajuda, inclusive de irmãos maduros, mas busque poucos e saiba a diferença entre ser maduro na fé e ‘velho frequentador de cultos’”.
Os antigos, muitas vezes, sabem todas as razões por que algo não pode ser feito. Os novos realizam pela fé e na confiança de que, em Cristo, tudo pode.
O ponto principal é o seguinte: Há algo que você pode fazer agora. Mesmo o começo pequeno, o início mais modesto, pode ter grandes resultados.