Religião hoje difere da fé original

A religião moderna que passa pelo nome de cristianismo nada tem a ver com a fé revelada no Novo Testamento. Veja a disparidade entre as duas a partir das grandes bases da unidade enumeradas por Paulo em Efésios 4.4-6, as quais citamos conforme a Versão fácil de ler:

  1. Há um só corpo — O corpo é a única igreja de Jesus Cristo, povo de Cristo, que Paulo identificou em Efésios 1.22-23.No Novo Testamento, a igreja não é construção física, nem denominação, nem hierarquia, mas sim o povo unido, que segue o mesmo Senhor e a mesma doutrina. Hoje, são muitas “igrejas” (que não tem nada da igreja bíblica, mas sim são denominações ou facções) e muitos “cristianismos”, como escreveu um assim-chamado pastor.
  2. e um só Espírito — O Espírito Santo é o Espírito da verdade, João 16.13, pois revelou no Novo Testamento toda a vontade de Deus. Os que causam divisões não tem o Espírito, Judas 19, pois é ele quem cria a unidade em Cristo, Efésios 4.3. Hoje, porém, cada denominação tem sua própria doutrina. Estas doutrinas são conflitantes e contraditórias. As denominações têm outras fontes além da Bíblia, que são ensinamentos humanos.
  3. como também vocês foram chamados numa só esperança — A esperança que Jesus oferece é habitar no céu com ele, João 14.1-4. Ele nos promete, e por isso temos a esperança da vida eterna, Tito 1.2; 3.7. Hoje, as esperanças, encapsuladas em teologias como as da prosperidade e da libertação, são econômicas, materiais, físicas, sociais e políticas.
  4.  Há um só Senhor — O Senhor é Jesus. A sua igreja tem dois níveis de hierarquia: O Senhor e seus súditos. Estes são seus seguidores. Ele é autoridade única, Mateus 28.18. Os cristãos têm “um só Senhor, Jesus Cristo” 1 Coríntios 8.6. Judas o chama de “nosso único Soberano e Senhor” v. 4, que alguns negam pelo ensino de uma graça libertina. Chamá-lo de Senhor significa obedecer todos os seus mandamentos, Mateus 7.21; 28.20. Hoje, são muitas autoridades religiosas, muitas estruturas denominacionais de poder, muitos senhores que mandam nos outros.
  5. uma só fé — A fé aqui tem o sentido do conteúdo da fé. Devemos todos crer na mesma coisa. Não pode haver diferença. No primeiro século, ensinava o mesmo conteúdo em todas as congregações do Senhor, 1 Coríntios 4.17; 11.33. Hoje, cada um tem sua própria crença, cada partido tem seu próprio ensinamento, e muitas vezes estas doutrinas humanas mudam com o tempo. Dizem ainda que a sinceridade é suficiente.
  6. um só batismo — As versões bíblicas, feitas por partidários querendo vender seu peixe, têm medo de traduzir o termo conforme seu significado: imersão. A imersão tem propósito de perdão e salvação, Atos 2.38; 22.16. Somente quem tem fé e se arrepende pode ser imerso na água, Marcos 16.16, Atos 2.38. Hoje, são muitos batismos que fogem em muitos aspectos (modo, propósito, candidato) do ato único do Novo Testamento.
  7. um só Deus e Pai de todos, que é o Senhor de todos, que age por meio de todos e que está em todos — Os cristãos são todos irmãos, Mateus 23.8, porque Deus é Pai. Nasceram da água e Espírito (imersão), João 3.3, 5, por meio da qual todos passam a entrar, 1 Coríntios 12.13. Na igreja de Deus há igualdade, pois Deus se relaciona com todos da mesma forma (embora haja dons e papéis diferentes). Hoje, alguns dizem estar mais perto de Deus que outros, e alegam poder trazer a bênção de Deus. Há mediadores além de Cristo, senhores além de Deus.

Para maiores detalhes, peça o gráfico em formato PDF: “A diferença entre a igreja de Jesus Cristo e as denominações”.

Uma resposta para “Religião hoje difere da fé original”

Pergunta? Dúvida? Comentário?