Relacionamento e preconceito

De Humberto Souza, Taubaté SP

Se pudéssemos resumir a Bíblia em uma frase apenas, poderíamos arriscar dessa forma: a Bíblia é um livro que fala do relacionamento de Deus com o ser humano.

Claramente, a intenção de Deus desde o princípio foi estar próximo da humanidade, criando o ser humano parecido com ele (Gênesis 1.26-27). Lendo mais adiante, verificamos vários trechos bíblicos que demonstram a enorme paciência e misericórdia de Deus para conosco, mesmo diante de inúmeros erros que nós cometemos (Filipenses 2.27; Lucas 7.13; Mateus 15.32).

Você deve estar se perguntando: o que isso tem a ver com o preconceito? Pois é, esse problema é complicado de resolver; porém, é por demais simples se você está buscando a verdade e não apenas uma confirmação daquilo que alguém lhe disse.

O ser humano, desde o princípio, vem se afastando de Deus e mesmo sabendo de sua culpa, acaba no final querendo passar a responsabilidade de seus atos para o Criador. Não precisamos ir muito longe, pois já no terceiro capítulo da Bíblia encontramos o primeiro “crime” cometido pela humanidade e pasmem!, no quarto capítulo já ocorreu o primeiro assassinato. Culpa de Deus?

Aqui entra o preconceito. Responda sinceramente a você mesmo: se alguém lhe convidasse para estudar a Bíblia você iria sem resistir? Não perguntaria nada? Não daria nenhuma desculpa?

Infelizmente, a maioria das pessoas teria uma boa desculpa para não estudar a Bíblia. Esse preconceito contra Deus afasta ainda mais a intenção do Pai celestial de atingir novamente uma intimidade conosco, pois o próprio ser humano escolheu ensinar doutrinas fundadas e criadas pelos próprios seres humanos, em vez de ensinar o que a Bíblia realmente diz, causando uma confusão religiosa que gera esse preconceito contra Deus (2 Timóteo 4.1-4).

Deus só quer se aproximar de você de forma simples, com amor. Por que o medo de estudar a Bíblia? Por que o medo do seu Pai celestial? Tem medo porque conhece o texto bíblico ou é apenas um “pré-conceito” porque alguém lhe falou algo a respeito?

A Bíblia é o que Deus disse pra nós. O que o ser humano diz pra nós não pode ser mais correto nem mais importante que aquilo que o próprio Deus deixou pra nós (2 Timóteo 3.16).

Por fim, é bom dizer que o homem, como ser humano criado pelo mesmo Pai, tem a oportunidade de ler e aprender o que nosso próprio Pai deixou.

Vamos ler e obedecer, sem medo. Vamos deixar que Deus volte a ter intimidade conosco, pois o que Deus exige de nós é fácil de obedecer (1 João 5.3).

Também, em outra passagem bíblica, podemos ver que Deus chama todos os que estão cansados, com cargas pesadas, pois seguir suas ordens trará descanso a todos os obedientes (Mateus 11.28-30).

Afaste o preconceito, volte pra Deus.

2 respostas para “Relacionamento e preconceito”

Pergunta? Dúvida? Comentário?