O Deus dos três tempos

Deus é eterno. Seu nome é YHWH (Javé, Iaué, Jeová), que significa: “Eu-Sou.” Ele é aquele que existe, cuja existência não depende de nada nem ninguém. A afirmação do Senhor no início do livro de Apocalipse nos lembra de vários aspectos da sua obra entre os homens.

“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que virá, o Todo-poderoso.
Apocalipse 1.8 VFL

Como é a obra daquele que chamamos no título de o Deus dos três tempos?

Aquele que é: Providência.  No presente, Deus provê tudo o que precisamos para a vida e para a piedade, 2 Pedro 1.3. O Deus que é, que está onipresente, nos ajuda e viver neste momento com os pés no chão. A cruz de Cristo é nossa maior prova e providência de Deus.

Ele nos ama e nos libertou dos nossos pecados por meio do seu sangue, Apocalipse 1.5.

Deus nos deu o que lhe era mais precioso — seu Filho — para que pudéssemos ter o que é mais necessário — a redenção.

Aquele que era: Propósito. O que o Senhor fez no passado, na criação e em toda a história revelada na Bíblia, pelo povo de Israel, pelo sofrimento de Cristo (o ato principal) e pelo início do corpo de Cristo, desvenda todo seu plano para a humanidade. Podemos trabalhar hoje dentro deste seu propósito.

Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade, Efésios 1.11.

Quando nosso propósito é ligado ao dele, temos confiança no sucesso da obra em Cristo.

Aquele que virá: Promessa. Quando Deus fala que fará algo, ele cumpre, pois sempre cumpriu, e podemos, portanto, ter certeza da nossa esperança da ressurreição. O Cristo ressurreto voltará para buscar o seu povo. A sua experiência de vida será nossa.

(…) a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura, 1 Timóteo 4.8.

O cumprimento dos nossos deveres para com Deus nos dá perspectiva plena da vida que ele nos oferece.

Fé em Deus. Nossa fé tem de ser baseada em Deus e na sua pessoa. Fortalecemos a fé estudando sobre ele, seu propósito, sua providência e sua promessas de coisas ainda melhores.

O conhecimento de Deus fomenta em nós a humildade e a consciência da nossa fraqueza como seres humanos e da nossa necessidade daquele que é, que era e que há de ser.

PARA REFLEXÃO

  • Sua fé está em Deus, ou você procura suas necessidades em algo ou alguém na terra?
  • Identifique algumas ideias erradas que as pessoas têm sobre Deus e mostrar com a Bíblia na mão a verdade sobre ele.
  • Explique o relacionamento que o cristão deve ter com o passado, o presente e o futuro.

Uma resposta para “O Deus dos três tempos”

  1. Amém! Deus lhe abençoe irmão Randal!
    Maravilhoso ter comunhão com o nosso Deus Soberano e Eterno! Seu poder e amor em nós nos restaurou da vida pecaminosa do passado; nos supre com bençãos físicas e espirituais no presente e nos garante felicidades eternas no porvir. E assim, no futuro, podemos confiar, porque é Fiel em suas promessas.

Pergunta? Dúvida? Comentário?