Jesus e nós na casa de seu Pai

O Espírito de Deus nos revelou um único momento na vida terrena de Jesus como menor de idade, quando ele se mostra homem de decisão. Antes deste momento, sua infância não é tratada. As Escrituras nos mostram nosso Senhor como um responsável pela sua direção e focado nas suas atenções.

Leia agora o texto de Lucas 2.41-52.

Os judeus já consideravam os filhos como sendo responsáveis a partir dos 12 anos de idade. Nesta primeira festa de Jesus depois de completar 12 anos, 42, ele demonstra a atitude que marcará toda a sua vida adulta, a de fazer acima de todas as coisas a vontade de Deus, Jo 4.34. Era filho obediente aos pais, 51, porém, mais ele se ocupa com as coisas do seu Pai celestial.

A frase do verso 49 é vaga e abrangente, pois a original é algo assim: “nas do meu Pai”, traduzido como “na casa do meu Pai”, ou como “assuntos”, “coisas” (BMD) ou “negócios” (ARC). Uma nota de rodapé sugere: “estar entre o povo do Pai” (CSB). Com isso Jesus queria dizer que seus pais deviam saber onde ele estava. Eles o tinham criado para este compromisso, para esta decisão.

Jesus foi no templo, porque foi lá que Deus estabeleceu a sua presença na antiga aliança de Moisés, sob a qual nosso Senhor vivia. Lá, o homem encontrava meio para se aproximar do Senhor. Lá, o sacrifício perdoava pecados. Lá era o ponto de encontro com Deus Salvador. Lá era o local do povo de Deus.

Hoje, o templo é a igreja que Jesus criou com seu sangue, o “povo particularmente seu”, purificado pela sua auto-entrega, Tt 2.14.

O que significa para nós hoje seguir o exemplo de Jesus, para nós estarmos “nas do Pai”? Significa, entre outras coisas:

  • Buscar o reino de Deus, não uma edificação física, um projeto humano, nem denominação religiosa — seu reino é sua presença, sua bênção, sua soberania sobre nós, sua ordem estabelecida em nossa vida e fé, Mt 6.33; Tg 2.8; Hb 12.28-29; 1Ts 2.12; Ap 1.6.
  • Fazer a vontade do Pai, e não a nossa; obedecê-lo em todas as coisas, Sl 40.8; 143.10; Mt 7.21; 28.20; Mc 3.35; Jo 6.38.
  • Encontrar-nos no meio do povo de Deus, entre o qual encontramos o amor de Deus, cumprimos a missão de Cristo e desfrutamos do poder do Espírito Santo, Cl 3.12; Tt 2.14; Hb 13.12; 1Pe 2.10.

Pergunta? Dúvida? Comentário?