Saiba o que é a conversão, e como fazê-la

steps

Que é a conversão, no sentido bíblico do termo? Ela significa virada, voltar-se para Deus, virando as costas para a vida mundana e egoísta. A conversão sinaliza mudança. É um termo global para descrever a resposta humana à Boa Nova de Cristo, como neste verso:

“A mão do Senhor estava com eles, e muitos creram e se converteram ao Senhor” Atos 11.21.

Para ter uma ideia do uso da palavra “converter-se” ou “convertido” na Bíblia, veja esta lista de passagens na Nova Versão Internacional.

O livro de Atos é a história da proclamação da Boa Nova de Cristo e serve em parte como um livro de exemplos de conversão.

Por que importante?

Este assunto é de suma importância, porque a Bíblia ensina que, sem a nossa conversão, não podemos ser perdoados e salvos eternamente.

O próprio Jesus disse: “Eu lhes asseguro que, a não ser que vocês se convertam e se tornem como crianças, jamais entrarão no Reino dos céus” Mateus 18.13; ver também Marcos 4.12; Tiago 5.20.

Como fazer?

E hoje, como podemos nos converter? Reagindo corretamente a Deus. Fazendo o que as pessoas fizeram no Novo Testamento, quando seguiram as instruções inspiradas por Deus.

Veja como cada passo da conversão é uma resposta a algum aspecto da pessoa ou da obra de Deus.

  1. Acreditar na palavra de Deus, Atos 28.27; Romanos 10.17; Efésios 1.13.
  2. Decidir mudar (arrepender-se) frente a santidade e bondade de Deus, Lucas 13.3,5; Atos 17.29-31; Romanos 2.4; 11.22; 2 Coríntios 7.10; Apocalipse 2.5.
  3. Confessar o Filho de Deus, Lucas 12.8; Romanos 10.9-12; 1 João 4.15.
  4. Ser imerso na água para receber o perdão de Deus, Atos 2.38; Romanos 6.1-4. (Todos os exemplos no livro de Atos mostram as pessoas sendo imersas na água.)
  5. Ser fiel conforme a vontade de Deus, Atos 11.23; Colossenses 4.12; Hebreus 10.36.

Respondendo ao amor de Deus

Deus agiu primeiro, quando ainda éramos fracos, Romanos 5.6, pecadores, 5.8, e inimigos de Deus, 5.10. Ele oferece sua graça salvadora e instruidora, e precisamos recebê-la. Pois é possível recusá-la e continuar em nosso estado de perdição.

Por isso, João escreveu: “Nós amamos porque ele nos amou primeiro” 1 João 4.19. O amor de Deus por nós precisa ser correspondido por nosso amor por ele. Nosso amor se demonstra na obediência, conforme Jesus falou: “Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos” João 14.15.

O perdão e a salvação, portanto, não nos vêm de forma automática. Têm de ser acionados, por assim dizer, ou ativados, em nossa vida. Ou, para corrigir uma frase popular: “Deus cuida dos que cuidam do seu reino”.

É hora de você se converter a Cristo?

Uma resposta para “Saiba o que é a conversão, e como fazê-la”

Pergunta? Dúvida? Comentário?