Conquiste a ansiedade antes do batismo

É comum sentir emoções conflitantes ao pensar no batismo ou depois de tomar a decisão de ser imerso na água para receber o perdão dos pecados, Atos 2.38; 22.10. Deve portanto adiar o seu batismo? As considerações a seguir podem ajudar a fazer uma avaliação para responder à dúvida.

#1. Aja em função do que você sabe, e não do que você sente. Não deixe que o medo ou a ansiedade tome conta. Se você não permite que a ansiedade o afaste de uma entrevista para um emprego ou de uma prova escolar, por que permitir que o afaste da salvação? Toda noiva se sente ansiosa antes da cerimônia de casamento. No batismo somos unidos a Cristo, e emoções semelhantes a um casamento são normais.

#2. Não baseie a sua decisão em alguma ideia de como você deveria sentir neste momento da sua imersão. As pessoas têm as mais diversas emoções ao serem batizadas. Não existe um estado mental ou emocional padrão para poder se qualificar para o batismo. O que o Senhor quer é nosso compromisso e nossa fé.

Pense, em vez disso, na alegria que sentirá depois de você receber o perdão dos seus pecados. A Palavra diz que, depois de ser batizado, o carcereiro filipense “alegrou-se muito por haver crido em Deus” Atos 16.33-34.

#3. Se está pensando na vergonha que poderia sentir, pense mais na vergonha que passará no último dia se não obedecer ao mandamento de Cristo. Ser batizado faz parte da confissão de Cristo. Isto quer dizer que assumimos publicamente nosso compromisso de seguir Jesus. Ver 1 Pedro 3.21, que fala deste compromisso no batismo. Jesus disse:

Se alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier em sua glória e na glória do Pai e dos santos anjos, Lucas 9.26.

O apóstolo Paulo deixou claro sua posição, por causa do que a Boa Nova de Cristo representa para todas as pessoas:

Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego, Romanos 1.16.

#4. Quanto mais tempo você espera para ser batizado, mais tempo o diabo terá para aumentar suas dúvidas e dissuadi-lo da decisão. Por isso é importante ser batizado tão logo quanto possível depois de tomar a decisão. No Novo Testamento, o ato seguia imediatamente depois da decisão, e geralmente logo em seguida depois de ouvir uma única mensagem sobre Jesus!

#5. Se está preocupado que não conhece o suficiente, veja este artigo: Você está pronto para ser batizado? Sempre haverá mais para aprender, mas a sua preocupação é bom sinal de que provavelmente tenha o conhecimento suficiente para tomar uma boa decisão. A grande pergunta, nesse caso, é se você está disposto a entregar a sua vida a Deus e deixar que Cristo seja o Senhor e Salvador.

#6. Sozinho, você não dará conta de viver de modo que agrade a Deus. Mas Deus lhe dará todas as forças necessárias. Naquilo que ele exige, ele ajuda.

Tudo o que precisamos para a vida de serviço a Deus nos tem sido dado pelo seu poder divino, 1 Pedro 1.3 BND.

Deus não deixará que o pecado nos domine mais. Não seremos tentados a pecar de forma que supere as nossas forças. Podemos aguentar firmes.

As tentações que vocês enfrentam são as mesmas que todas as outras pessoas enfrentam, mas Deus é fiel e não vai permitir que sejam tentados além de suas forças. Pelo contrário, quando vier a tentação, Deus lhes mostrará a maneira de sair dela, e assim poderão suportá-la, 1 Coríntios 10.13 VFL.

#7. Se você tiver dúvidas, resolva-as. Não deixe que elas se tornem arma do diabo para afastar você de Deus e da necessária obediência à sua vontade. Trabalhe para chegar no seu alvo: a salvação da sua alma, 1 Pedro 1.9. Que nada — nem as suas incertezas — lhe impeça de chegar até Deus.

Que ele abençoe muito seu estudo das Escrituras, seu interesse na Cruz de Cristo e seu desejo de entrar no Reino do Senhor.

Pergunta? Dúvida? Comentário?