Evento inevitável e imprevisível

Na semana passada e no domingo de manhã, dia 3, dois grupos de homens assaltaram vários comércios no bairro do Urbanova. Felizmente, ninguém se feriu, fisicamente. No segundo momento, havia pessoas na padaria e na drogaria durante o assalto.

Donos de comércios contabilizam as perdas. Vítimas vivem com a trauma do assalto. A comunidade sente medo sobre futuros crimes. Alguns mudam seus costumes ou sua rotina para tomar maiores cuidados.

Nossa casa no Urbanova já foi assaltada durante uma viagem da família. Quando morávamos no Jardim Paulista, entrou uma bala perdida dentro de casa, quando estávamos dentro dela, por causa de uma guerra entre gangues de drogas na favela que existia na época.

Os perigos e acidentes da vida nos assustam. Não há como evitá-los por completo. Tomamos providências que nos protegem até certo ponto, mas ainda vivemos com as incertezas.

Se pudéssemos saber antemão o que ia acontecer, poderíamos nos preparar … Continue lendo “Evento inevitável e imprevisível”

A mensagem no biscoito da sorte

Ele abriu o biscoito da sorte no restaurante chinês e leu a mensagem: “Muito passo em falso é dado por permanecer no lugar”.

A ideia é esta: Muitas vezes se comete erro por não fazer nada. A falta de ação também pode conduzir ao equívoco. Há momento quando deixar de agir ou tomar decisão leva ao prejuízo.

O princípio também se aplica no âmbito espiritual.

“Pensem nisto, pois: Quem sabe que deve fazer o bem e não o faz, comete pecado” Tiago 4.17.

É claro que quem define o que é bom é Deus. “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige” Miqueias 6.8a.

Quando Deus nos revela o que é bom, devemos fazê-lo, já. A demora significa desobediência.

Para usar uma ilustração da área da ética, é errado gritar FOGO! numa sala lotada de cinema. E é errado também não avisar que há fogo quando de fato as pessoas correm perigo de morrer.

  • É errado não buscar a fé definida por Deus, ao invés de ter uma fé vazia e morta que não faz nada exceto da boca pra fora.
  • É um passo em falso não seguir os passos para a salvação: o arrependimento, a imersão na água para o perdão dos pecados, o serviço no meio da família de Deus.
  • É um pecado não promover a causa de Cristo, porque somente ele é o caminho até Deus e as pessoas precisam ouvir a mensagem salvadora do evangelho.
  • É uma decisão equivocada permanecer no estado em que se encontra, depois de descobrir o final infeliz dele.

Havia grande sabedoria na mensagem do biscoito da sorte. Pois a mensagem não depende da sorte, mas sim da verdade espiritual sobre a infelicidade da passividade ante à necessidade da ação.

Talvez outro dia mais conveniente?

Quando o apóstolo Paulo falava sobre Jesus ao governador Félix, este viu que teria de mudar a sua vida, pois Paulo falava “acerca da justiça, do domínio próprio e do juízo vindouro” Acts 24.25. O governador sentiu medo diante da verdade. Mas ao invés de mudar de vida para preparar-se para o juízo final, Félix deu a desculpa mais fácil:

“Basta por enquanto! Pode sair. Quando achar conveniente, mandarei chamá-lo de novo” v. 25b

O dia conveniente nunca chegou para Félix, pelo que se sabe.

Amigo e amiga, o dia conveniente chegará para você?

Já vi pessoas sairem do serviço para coisas julgadas importantes, como levar alguém no hospital ou para assistir um jogo de futebol.

Para aquilo que nós queremos fazer, arrumamos tempo, recursos e vontade. E para o que Deus quer, arrumamos?

A paciência de Deus não dura para sempre. Um dia ele retirará de nós a oportunidade de obedecer-lhe.

Não temos garantia do dia de amanhã.

Desprezaremos a bondade de Deus, a oferta do perdão de Cristo, a verdade do Espírito Santo?

Continuaremos em nosso medo, com nossos pecados, levando a nossa vidinha de sempre, enquanto as portas do reino de Deus vão se fechando?

No último dia, não haverá chance de mudança. Não haverá arrependimento. Não haverá salvação para quem não tomou a decisão de seguir Jesus durante a vida na terra.

Não existe o tal purgatório. As orações dos nossos familiares e amigos não terão efeito nenhum. Não há nada que alguém poderá fazer por nós, uma vez que passamos para o Além.

Depende unicamente de mim resolver obedecer ao evangelho e entrar no reino de Deus.

Jesus trouxe a justiça, no perdão dos pecados, pela sua morte na cruz.

O Espírito de Deus habita no discípulo de Cristo para lhe dar o domínio próprio.

Deus Pai tem determinado o dia do juízo vindouro, data essa que somente ele sabe.

Deixaremos que nosso medo nos afaste da salvação eterna? Ficaremos sem decisão hoje para empurrar com a barriga e perder para sempre a nossa chance? Entraremos na eternidade despreparados?

Este despreparo é o que deve nos dar o maior medo de todos. E o amor de Deus por nós é o que deve nos motivar a fazer do momento agora a nossa oportunidade das mais convenientes.

Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!” 2 Coríntios 6.2b.

O que Deus quer para a nossa vida

Deus quer entrar na nossa vida. Para que entre, temos que dar-lhe as chaves do coração e abrir todo espaço para sua transformação pelo Espírito Santo.

Deus quer reinar na nossa vida. Para que reine, temos que derrubar todo ídolo que temos levantado conforme as nossas paixões e desejos e submeter-nos ao senhorio de Cristo.

Deus quer abençoar a nossa vida. Para que abençoe, temos que nos humilhar para confessarmos a nossa necessidade.

Deus quer elevar a nossa vida. Para que eleve, temos que soltar os pensamentos baixos e rejeitar as motivações escusas, renovando as nossas mentes pelas Escrituras.

Deus quer alegrar a nossa vida. Para que alegre, temos que abrir mão das nossas tristezas e arrepender-nos das nossas mágoas.

Deus quer purificar a nossa vida. Para que purifique, temos que nos entregar a ele e abrir as nossas impurezas e corrupções ao sangue de Jesus.

Deus quer salvar a nossa vida. Para que salve, temos que morrer para nós mesmos e carregar diariamente a cruz com nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Contentes onde estamos?

Por causa de pecado escondido no meio do povo de Israel, o povo sofreu derrota na cidade de Ai, na sua segunda batalha depois de atravessar o rio Jordão e entrar na terra prometida. O novo líder Josué reagiu mal à derrota. Leiamos as palavras de sua oração ao Senhor:

Disse então Josué: “Ah, Soberano Senhor, por que fizeste este povo atravessar o Jordão? Foi para nos entregar nas mãos dos amorreus e nos destruir? Antes nos contentássemos em continuar no outro lado do Jordão! Que poderei dizer, Senhor, agora que Israel foi derrotado por seus inimigos? Os cananeus e os demais habitantes desta terra saberão disso, nos cercarão e eliminarão o nosso nome da terra. Que farás, então, pelo teu grande nome?”

O desespero na derrota e o medo das consequências frequentemente nos levam a contentar-nos com o que já temos, ou com o que já obtivemos. Como traduz a Nova Bíblia Viva: “Bem que podíamos ter ficado satisfeitos com o que já tínhamos obtido”.

O Senhor não aceita tal resmungo de Josué, de forma alguma. Manda-o a levantar-se e resolver o problema no meio do povo, para que possa tomar posse da terra prometida. Continue lendo “Contentes onde estamos?”

Qual o problema?

Nosso problema é tempo? Deus nos dá todo o tempo no mundo para fazer a sua vontade.

Nosso problema é dinheiro? Deus nos acrescenta o que precisamos, quando buscamos em primeiro lugar o seu reino.

Nosso problema é vontade? Deus nos dá até o querer.

Nosso problema é cansaço? Deus nos dá descanso em Cristo.

Nosso problema é culpa? Deus nos dá perdão e novo começo.

Nosso problema é medo? Deus nos dá coragem.

Nosso problema é conflito? Deus nos concede a paz.

Nosso problema é prioridade? Deus nos organiza a vida.

Nosso problema é ceticismo? Deus nos renova a mente.

Nosso problema é desânimo? Deus nos levanta as asas.

O que Cristo oferece a você: descanso para sua alma

descanso para a alma

O Brasil é um dos países do mundo que mais tem feriados. Queremos descansar! Mas ainda tem gente que pensa que há pouco tempo de descanso para tanto trabalho e responsabilidade.

Nosso problema é que o descanso de que precisamos é para nossa alma.

No contexto maior dos capítulos 11-12 do evangelho de Mateus, Jesus condena os judeus por não aceitarem os enviados de Deus e por imporem suas regras religiosas nos outros. Para quem estiver disposto a aceitar, Jesus oferece descanso para a alma, nessas condições: Continue lendo “O que Cristo oferece a você: descanso para sua alma”

O que Cristo oferece a você: Vida abundante

O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham plenamente” João 10.10.

Introdução

  1. Há coisas que somente Cristo é capaz de nos oferecer. Temos que ir até ele para recebê-las.
  2. Na primeira mensagem desta série, vimos que Cristo nos oferece a plenitude.
  3. Cristo nos oferece também a vida abundante, a vida plena, a vida completa. Esta abundância é espiritual e não material.
  4. Nosso texto maior é João 10.1-18, onde Jesus se compara a um pastor de ovelhas e a uma porta do aprisco das ovelhas.

Que vida é esta que Cristo oferece?

Continue lendo “O que Cristo oferece a você: Vida abundante”

Domingo no Urbanova: O que significa ser cristão

No domingo, dia 26, a nossa reunião retornará ao Urbanova (SJCampos).

A mensagem tratará do tema: “O que significa ser cristão”, isso conforme o Novo Testamento, e não conforme ideias religiosas ou sectárias.

Já tratamos deste tema em vários momentos e de várias formas, mas faremos um pouco diferente desta vez, examinando os três, e únicos, textos bíblicos que utilizam o termo “cristão”.

A reunião começa às 19h30 e termina em torno das 20h45. Tel. 3949-1246.

Que Deus nos dê o desejo de fazer toda a vontade dele, junto ao povo de Jesus Cristo.

Faz uma diferença?

Seu saldo no banco está com, digamos, mil reais, mas quando consulta o saldo na caixa eletrônica, o papel impresso declara que tem apenas um real. Faz uma diferença?

Você gasta horas e horas restaurando uma peça antiga que pensa ser de alto valor, só para descobrir que é uma imitação barata que não merece atenção nenhuma. Faz uma diferença?

Um funcionário apresenta diploma de renomada universidade e prêmios de entidades conceituadas, mas descobre-se depois que é documentação falsificada. Faz uma diferença?

Queremos saber a verdade. Buscamos fatos. Prezamos a veracidade. Mas e nas coisas espirituais?

No dia 29/jan vamos ver algumas pistas de como identificar qual o povo de Deus verdadeiro. Quem define, é claro, é Deus, na sua palavra. Pois é com este povo com quem devemos conviver, em quem devemos investir, a quem devemos mostrar o amor fraternal especial e preferencial.

Vamos ouvir a palavra de Deus. Urbanova, 19h30-20h45. Tel. 3949-1246.